A Cáritas tem uma identidade inigualável, intrinsecamente ligada à sua dedicação à ação em situações de emergência. Não importa onde estejam, a entidade está sempre pronta a oferecer solidariedade e apoio a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que enfrentam vulnerabilidade em áreas de risco.
Essa área de Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos da Cáritas, é responsável por lidar com temáticas críticas, como a prevenção de desastres, o atendimento emergencial aos indivíduos e famílias afetadas, e a construção de comunidades mais seguras e resilientes. Com o objetivo de promover ações práticas de prevenção, ela trabalha para fortalecer ações coletivas e tecnologias sociais, fomentar diálogos e comunicação e estabelecer parcerias com organizações sociais, poder público e outros atores relevantes.
A Cáritas também atua na incidência pela defesa e garantia de direitos das pessoas afetadas por desastres e emergências socioambientais, cobrando mais atuação e efetividade das políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, habitação, meio ambiente, segurança, educação, entre outras. A entidade está comprometida em fazer todo o possível para garantir um futuro mais seguro e próspero para todas as pessoas afetadas por desastres e emergências.