O Projeto de Extensão da Uniplac “Incluir”, em parceria com a Cáritas Diocesana de Lages e Secretaria Municipal de Assistência Social, capacitou, nos meses de março e abril, 41 pessoas em situação de rua para a reciclagem de lixo.
As oficinas, num total de 20 horas, aconteceram no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. Os temas tratados foram: Inclusão social da população em situação de rua como agentes econômicos e ambientais, o que são materiais recicláveis e como realizar a separação dos mesmos. Eles também fizeram um tour com a Secretaria do Meio Ambiente visitando o aterro sanitário, dentre outros locais.
O coordenador do Projeto Incluir, professor Domingos Pereira Rodrigues, destaca que “a capacitação, propiciou um aprimoramento do trabalho de reciclagem, a aproximação de recicladores com a cultura de defesa do meio ambiente, o resgate da dignidade e autoestima dos mesmos, principalmente com a entrega dos certificados”.
No bairro Petrópolis, ocorreu a apresentação dos recicladores à famílias que receberam o “Saco Verde” que é um Projeto da Secretaria do Meio Ambiente que facilita a preparação e separação do material reciclável pelas próprias famílias.
Com a conclusão da capacitação, o projeto segue para outra etapa que é o suporte técnico organizacional de acompanhamento e monitoramento a partir da disponibilidade de equipamentos para o trabalho dos recicladores.
Entenda o Projeto Incluir
Projeto de Extensão Incluir é uma ação conjunta da Uniplac e Cáritas Diocesana junto à população em situação de rua visando a promoção da geração de renda e a superação da vulnerabilidade social através do fortalecimento de iniciativas e ações que propiciem a inclusão social, bem como o suporte técnico organizacional para formar grupos informais de geração de renda por meio do trabalho de coleta de material reciclável.