A Cáritas Diocesana de Lages reiniciou neste mês de maio as Rodas de Conversa com pessoas idosas para auxiliar na prevenção às violências contra as pessoas idosas. A primeira roda de conversa ocorreu na sexta, dia 3, na Associação de Moradores do Bairro Araucária, com o Grupo Café no Bule.
Num primeiro momento, foi abordado o tema “Reencontro”, e na sequência, foi realizada a dinâmica “o Boneco”, que tem o principal objetivo de levantar a prática das pessoas idosas, como pensam, sentem, vivem ou sofrem.
A psicóloga do Projeto, Morgana Daboit fez a mediação da dinâmica, e avaliou como bastante positivo o encontro, oportunidade em que as pessoas idosas falaram sobre seus sentimentos, angústias, relações familiares. O objetivo dessas rodas é promover a escuta especializada, para auxiliar na identificação e busca ativa de pessoas idosas que porventura estejam sofrendo qualquer tipo de violência, e não estejam sendo atendidas pela rede de atendimento.
Nesta quinta-feira, 9 de maio, a roda de conversa será no CRAS do bairro Centenário, com os idosos que participam do Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Será um novo grupo, que no ano passado não foi contemplado com as rodas de conversa da Cáritas. Será realizada uma dinâmica tratando de forma lúdica o ciclo das violências contra as pessoas idosas.
A equipe multidisciplinar é integrada por uma psicóloga, uma assistente social, uma jornalista e uma advogada; Através do Centro de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, implantado em 2019, a Cáritas Diocesana vem realizando projetos na linha da Defesa dos Direitos dos Idosos desde antes da pandemia. No ano passado a Cáritas executou o Projeto de Prevenção e Enfrentamento às Violências Contra a Pessoa Idosa, com recursos do Fundo Municipal do Idoso. Foram realizadas rodas de conversa quinzenais nos dez núcleos estabelecidos pelo projeto. Agora, neste ano, o objetivo é ampliar as atividades para visitas domiciliares, e a busca ativa de pessoas idosas socialmente vulneráveis e que não estejam sendo atendidas pela rede de assistência social.
PARCERIAS COM O MUNICÍPIO
Nesta terça, 7 de maio, a equipe multidisciplinar, juntamente com a coordenação do projeto e a diretoria da Cáritas, participou de uma reunião com as coordenadoras dos equipamentos da assistência social que prestam atendimento às pessoas idosas, como Centro Dia do Idoso (CDI) Centros de Referência Especializados Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A finalidade foi firmar a parceria e alinhar o funcionamento do projeto.
Na sequência, foi realizada uma reunião com a Secretária da Saúde, Odila Waldrich, para ampliar o alcance do projeto, e assim garantir de forma coletiva o sucesso do Projeto no Enfrentamento às Violências contra a Pessoa Idosa. A intenção é atuar de forma integrada, com a rede de atendimento, inclusive com as agentes comunitárias de Saúde na percepção e atendimento das pessoas idosas em vulnerabilidade social.
Texto e fotos: Adriana Palumbo