A Cáritas Diocesana de Lages, é uma organização de assistência social, com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social, tipificada como organização de Assessoria, Defesa e Garantia de Direitos.
Embora seja uma organização ligada à Igreja Católica, possui uma ação ecumênica, sendo que suas ações não fazem qualquer distinção, seja religiosa, partidária, etc. atendendo as normas impostas pelo Código Civil Brasileiro que regulamenta o funcionamento das associações ou OSC.
A Cáritas Diocesana de Lages, é afiliada da Cáritas Brasileira, com sede em Brasília (DF), possuindo também um escritório regional (Cáritas Brasileira – Regional SC). Faz, portanto, participante da rede Cáritas do Brasil. Para ampliar este trabalho em rede, a Cáritas Diocesana de Lages, constituiu uma rede local, ao criar as Cáritas Comunitárias ou paroquiais, presentes em várias comunidades da Diocese de Lages.
A Cáritas Diocesana de Lages foi instituída, cartorialmente, em 10 de outubro de 1969, no entanto, anteriormente, já havia uma ação Cáritas na Diocese de Lages, com execução de ações sociais voltadas para a distribuição de alimentos às populações mais vulneráveis deste território e o atendimento à situações de emergência, numa ação coordenada pela Cáritas Brasileira à qual é filiada.
No ano de 1994, a partir de pesquisa realizada sobre a realidade regional, a Cáritas instituiu um Plano de Ação para enfrentar os desafios apontados pela pesquisa.
Este plano foi intitulado de PLANO COMVIDA (Construção Comunitária da Vida), o qual vem sendo avaliado periodicamente para responder aos apelos da realidade regional.
É o instrumento de trabalho da equipe da Cáritas, no desenvolvimento de suas ações e nas parcerias com todas as organizações da sociedade civil e governamentais que se identificam com a nossa missão.
Construção solidária, sustentável e territorial de um projeto popular de sociedade democrática e de direitos.
A Cáritas Diocesana de Lages tem como Missão: “Mobilizar pessoas, grupos e organizações para construção de uma sociedade solidária cidadã”. É, portanto, uma ação de animação de Caridade, hoje melhor compreendida pela rede Cáritas, como Solidariedade.
Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais na construção da sociedade do Bem Viver.
Defesa e promoção de direitos, construção e controle das políticas públicas.
Organização, fortalecimento e sustentabilidade da Rede Cáritas.
Promoção da identidade e integração do ser agente voluntária e voluntário na rede Cáritas.