Nesta terça-feira, 1º de outubro, a equipe multidisciplinar do Projeto “Enfrentamento às Violências Contra a Pessoa Idosa”, desenvolvido pela Cáritas Diocesana com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, realizou uma ação de conscientização na Praça do Terminal, para marcar o Dia Nacional da Pessoa Idosa. O objetivo da ação foi informar a população sobre a importância da prevenção às violências contra a pessoa idosa e divulgar os direitos assegurados a essa parcela crescente da sociedade.
Durante a ação, foram distribuídos folders e adesivos com orientações sobre como identificar e denunciar os vários tipos de violências contra a pessoa idosa, além de promover conversas sobre a necessidade de garantir o respeito e a dignidade da pessoa idosa. A abordagem visou sensibilizar a comunidade sobre a relevância do tema, destacando que a proteção dos direitos dos mais velhos é um dever coletivo.
A crescente população idosa no Brasil e no mundo torna essa pauta ainda mais urgente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com 60 anos ou mais deve crescer rapidamente nos próximos anos. Estima-se que, até 2050, haverá mais de 2 bilhões de idosos no mundo, representando cerca de 22% da população global.
Com o aumento da longevidade, é essencial reforçar as políticas públicas de proteção aos idosos, garantindo que essa fase da vida seja marcada por segurança, respeito e inclusão. A equipe do projeto reforça que iniciativas como essa são passos importantes para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.